Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/52032
Título: Aspectos gerais da Lei Maria da Penha e a possibilidade de aplicação dos artigos 76 e 89 da lei nº 9099/95 às contravenções penais praticadas sob o pálio da lei nº 11340/06
Autor(es): Silva, Rodrigo de Carvalho
Orientador: Assunção, Waldemar
Palavras-chave: Violência doméstica, Brasil.;Suspensão do processo penal, Brasil.;Transação (processo penal), Brasil.;Direito processual, Brasil.;Contravenção penal, Brasil.;Brasil. Lei Maria da Penha (2006).
Data do documento: 2012
Editor: Centro Educacional Tecnológico Brasileiro
Citação: SILVA, Rodrigo de Carvalho e. Aspectos gerais da Lei Maria da Penha e a possibilidade de aplicação dos artigos 76 e 89 da lei nº 9099/95 às contravenções penais praticadas sob o pálio da lei nº 11340/06. 2012. 24 f. Artigo (Especialização em Poder Judiciário com Ênfase em Direito Penal e Processual Penal) -- Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com o advento da Lei nº 11340/2006, possibilitou-se uma reprimenda maior aos autores do fato que praticam infrações penais contra a mulher em contexto de violência doméstica. Nesse sentido, a mulher passou a contar com valioso instrumento de proteção à sua integridade física e moral, entretanto é notório que a aludida legislação trouxe prejuízos aos sujeitos ativos que, revestidos de primariedade e bons antecedentes, deixam de receber os benefícios da transação penal e da suspensão condicional do processo, previstos na Lei nº 9099/95, uma vez que a Lei de Violência Doméstica veda peremptoriamente a aplicação da Lei dos Juizados Especiais nos procedimentos concebidos sob a égide da Lei de Violência Doméstica. Por outro lado, em que pese o espírito protetor e inibidor da violência doméstica contra a mulher conferido pela Lei nº 11340/06, devidamente corroborado pelas decisões prolatadas em fevereiro de 2012 pelo Supremo Tribunal Federal no bojo da ADC 19 e ADI 4424, existe viabilidade de aplicação dos institutos despenalizadores da lei dos juizados especiais aos feitos atinentes às contravenções penais perpetradas no âmbito de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Rodrigo de Carvalho e Silva_2012.pdf164,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.