Administração Pública gerencial à luz do princípio constitucional da eficiência como paradígma para se alcançar uma boa administração

Imagem de Miniatura
Data
2015-01
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Faculdade Processus
Escola da Magistratura do Distrito Federal
Resumo
A Administração Pública gerencial a luz do principio constitucional da eficiência é um importante paradigma no sentido de se alcançar uma boa administração destinada a atender aos cidadãos reais destinatários dos serviços públicos. Este trabalho descreve em linhas gerais os princípios constitucionais que regem a Administração Pública, em especial o da eficiência introduzido pela Emenda Constitucional nº 19/1998. Aborda também os modelos de administração pública que o Estado brasileiro já experimentou, iniciando pelo modelo patrimonialista, burocrático até chegar ao gerencial e suas implicações no ordenamento jurídico brasileiro, com comparativos se atingiram ou não a eficiência da administração pública com a adoção do modelo gerencial. A elevação da eficiência ao nível de principio constitucional traz em seu bojo um conjunto nuclear de aspectos motrizes como eficácia, produtividade, economicidade, qualidade celeridade e presteza. Acolhe também o direito fundamental a boa administração, a qual visa alcançar resultados efetivos e positivos aos reais destinatários dos serviços públicos e com isso concretizar, da melhor maneira possível, os direitos fundamentais, individuais e sociais dos cidadãos, insculpidos no texto constitucional.
Descrição
Palavras-chave
Gestão, Princípio constitucional, Princípio da eficiência, Administração, Administração pública
Citação
COSTA, Flávio de Oliveira Vieira da. Administração Pública Gerencial à luz do princípio constitucional da eficiência como paradígma para se alcançar uma boa administração. 2015. 60f. Monografia (Pós-graduação em Direito Público) -- Escola da Magistratura do Distrito Federal, Faculdade Processus, Brasília, 2015.