A pessoa com deficiência sob a tutela penal : um estudo sobre o tratamento do apenado com deficiência no sistema carcerário brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Educação Superior de Brasília
Resumo
Esta pesquisa pretende demonstrar que os direitos das pessoas com deficiência resultam de conquistas históricas e não de uma efêmera descoberta de um legislador subitamente despertado por um senso de justiça, pois a deficiência no ser humano não é um fato de nossos dias. Nesse contexto, pretendemos analisar o tratamento do Estado em face do apenado com deficiência física, a partir do princípio da dignidade da pessoa humana, fundamento constitucional do Estado Democrático brasileiro e princípio normativo reconhecido nos tratados internacionais nos quais o Brasil figura como signatário. Dessa forma, o problema central consiste em verificar se o Estado, enquanto detentor do monopólio do poder de punir, promove medidas/atos consistentes que permitam ao apenado com deficiência o cumprimento, de maneira digna, de uma pena que objetive sua ressocialização. Ao final, demonstrar o descaso estatal em relação a adoção de medidas concretas e efetivas que garantam ao apenado com deficiência a manutenção de sua dignidade, promovendo, por exemplo, a acessibilidade e tratamento diferenciado na rotina carcerária.
Descrição
Palavras-chave
Pessoa com deficiência., Sistema penitenciário., Princípio da dignidade da pessoa humana.
Citação
KREWER, Jair Vanderlei. A pessoa com deficiência sob a tutela penal: um estudo sobre o tratamento do apenado com deficiência no sistema carcerário brasileiro. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios) -- Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, 2019.