Como é possível conciliar a oitiva de testemunhas incluídas em programa de proteção com os princípios do processo penal?
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Educacional Tecnológico Brasileiro
Resumo
Neste texto, o autor analisa a aplicação e a adequação da Lei nº 9.807 de 13/07/1999 que trata da proteção a vítimas, testemunhas e réus delatores em processos criminais e da Lei nº 11.900 de 08/01/2009 que instituiu o interrogatório de réu preso por videoconferência, aplicadas em conjunto, numa situação hipotética, aos princípios que regem o processo penal, notadamente, os princípios do devido processo legal e o da publicidade. A situação hipotética analisada diz respeito a um réu colaborador que foi vítima de disparos de arma de fogo antes do seu interrogatório. Referido Réu, após o fato, foi incluído no programa de proteção com fundamento na Lei nº 9.807/1999 e obteve como primeira medida o seu deslocamento para um local diverso do juízo processante, mantido em sigilo pelos órgãos responsáveis pela sua proteção. Chegado o momento do interrogatório, a entidade responsável pela proteção do Réu apresentou atestado médico que informava que o Réu estava impossibilitado de se deslocar at o Juízo da Causa em razão das sequelas apresentadas, sob pena do risco de morte. Diante desse contexto fático, surgiram algumas indagações sobre como proceder para se dá andamento ao processo: 1. Poderia o Juízo de origem deprecar a realização do ato? 2. O interrogatório poderia ser realizado mediante videoconferência? 3. O processo poderia ficar suspenso aguardando a reabilitação do Réu? São essas indagações que são respondidas ao longo do trabalho, sempre procurando respostas a essas indagações com fundamentos principiológicos a partir do estudo da legislação, da doutrina e da jurisprudência. Em conclusão, é apresentada a melhor solução para o caso em estudo.
Descrição
Citação
PEREIRA NETO, Julio. Como é possível conciliar a oitiva de testemunhas incluídas em programa de proteção com os princípios do processo penal? 2013. 22 f. Artigo Científico (Especialização em Poder Judiciário com Ênfase em Direito Penal e Processo Penal) -- Centro Educacional Tecnológico Brasileiro, Brasília, 2013.