Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/51678
Título: A multiparentalidade nas famílias recompostas : possibilidade de reconhecimento segundo a CF/88
Autor(es): Sanderson, Allyne Borges de Faria
Orientador: Simeão, Álvaro Osório Valle
Palavras-chave: Família;Filiação;Paternidade;Vínculo afetivo
Data do documento: Ago-2014
Editor: Escola da Magistratura do Distrito Federal
Citação: SANDERSON, Allyne Borges de Faria. A multiparentalidade nas famílias recompostas: possibilidade de reconhecimento segundo a CF/88. 2014. 100 f. Monografia (Especialização em Direito e Jurisdição) -- Escola da Magistratura do Distrito Federal, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho monográfico analisa a evolução do conceito de entidade familiar, bem como os diferentes critérios relativos à filiação, antes e depois da nova ordem constitucional, para então se chegar ao tema específico deste trabalho. É dado especial enfoque à família recomposta, nascedouro da cogitada e discutida multiparentalidade. A partir da pesquisa doutrinária, legislativa e jurisprudencial, investiga a possibilidade desse reconhecimento conforme a CF/88, objetivo geral deste trabalho, enfatizando-se os casos em que podem ter aplicação, os efeitos advindos desse reconhecimento, destacando a possibilidade de registro dos nomes de todos os pais e as consequências, como a aplicação dos deveres paternos e os direitos relativos à filiação, como os alimentos, a guarda e o sucessório, objetivos específicos deste trabalho. Quanto ao método, foi utilizado o indutivo. Conclui esclarecendo a importância do afeto e dos princípios constitucionais para dirimir questões atinentes ao reconhecimento da paternidade, demonstrando a inexistência de hierarquia dos critérios para aferição da filiação e a ausência de óbices legais ao acatamento da pluriparentalidade. Recomenda que, se a melhor solução for o reconhecimento de paternidades de forma concomitante, deve ser aplicada, de forma a promover a tutela da dignidade da pessoa humana, o melhor interesse do menor, fundamentando-se, ainda, em diversos outros princípios insculpidos na Constituição, como a liberdade do planejamento familiar e igualdade entre os filhos.
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Allyne Borges de Faria Sanderson_2014.pdf653,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.