Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/51680
Título: Lei n. 12.654/2012 a formação de banco de dados de DNA para identificação criminal
Autor(es): Lima, Catia Bernardes Mendes de
Orientador: Barbagalo, Fernando Brandini
Palavras-chave: Banco de dados;DNA;Forense digital;Identificação criminal
Data do documento: Set-2014
Editor: Escola da Magistratura do Distrito Federal
Citação: LIMA, Catia Bernardes Mendes de. Lei nº 12.654/2012 a formação de banco de dados de DNA para identificação criminal. 2014. [50] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito e Jurisdição) -- Escola da Magistratura do Distrito Federal, Brasília, 2014.
Resumo: Banco de dados é qualquer sistema que reúna e mantenha uma série de informações. DNA (ácido desoxirribonucleico) é um composto orgânico que contém informações genéticas responsáveis pelo desenvolvimento de todos os seres vivos e possui um alto teor discriminativo, podendo auxiliar na identificação da autoria de crimes e de pessoas desaparecidas. Com a entrada em vigor da Lei 12.654/2012, os reincidentes em crimes contra as pessoas serão obrigados a ter o seu perfil genético recolhido e armazenado em banco de dados sigiloso. É criado então um banco de dados de DNA, tornando-se um importante mecanismo utilizado para a elucidação de fatos durante a persecução penal. Os bancos de perfis genéticos tornaram-se uma realidade em vários países e agora é a vez do Brasil. Esta lei pode ser considerada um avanço na legislação, porém muito deve ser feito para tentar combater a sensação de impunidade vivenciada atualmente.
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso_Catia Bernardes Mendes de Lima_2014.pdf354,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.