Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/51687
Título: A reclamação constitucional e sua natureza jurídica
Autor(es): Rocha, Mônica Sousa
Orientador: Lara, Ludmila Lima
Palavras-chave: Reclamação (direito constitucional);Ação constitucional
Data do documento: Set-2014
Editor: Escola da Magistratura do Distrito Federal
Faculdade Processus
Citação: ROCHA, Mônica Sousa. A reclamação constitucional e sua natureza jurídica. 2014. 69 f. Monografia (Pós-Graduação em Direito e Jurisdição) -- Faculdade Processus; Escola da Magistratura do Distrito Federal, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo expor algumas considerações sobre o instituto da Reclamação Constitucional, a fim de delineá-la dentro do contexto jurídico-normativo em que está inserida, começando pelo seu fundamento, passando pelo seu histórico, hipóteses de cabimento e outras peculiaridades. Destaca-se a existência da divergência jurisprudencial e doutrinária acerca de sua natureza jurídica. Defende que a reclamação possui natureza jurídica de ação constitucional, uma vez que pode ser considerada uma medida de direito processual constitucional, porquanto seu escopo, em última análise, é o de salvaguardar as garantias constitucionais. Defende, também, que a reclamação é um meio pelo qual se pode provocar o Estado para que, garantindo sua autoridade, mais precisamente a autoridade do Poder Judiciário, sejam preservados o Estado de Direito, as liberdades públicas e a soberania popular. Trata-se de um instituto com vocação para enfrentar situações indesejáveis, que prejudicam o funcionamento do nosso sistema jurídico.
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Mônica Sousa Rocha_2014.pdf604,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.