Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/52034
Título: Presunção de inocência e recursos criminais excepcionais : em busca da racionalidade no sistema processual penal brasileiro
Autor(es): Barbagalo, Fernando Brandini
Orientador: Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Princípio constitucional, Brasil.;Princípio da inocência, Brasil.;Processo penal, Brasil.;Sentença penal condenatória, Brasil.;Coisa julgada (processo penal), Brasil.;Duração razoável do processo, Brasil.;Execução penal, Brasil.;Prestação jurisdicional, Brasil.
Data do documento: 11-Jun-2013
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: BARBAGALO, Fernando Brandini. Presunção de inocência e recursos criminais excepcionais: em busca da racionalidade no sistema processual penal brasileiro. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Direito) -- Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho objetiva estabelecer os limites de influência da presunção de inocência na efetividade da prestação jurisdicional penal. A presunção de inocência é máxima consagrada em todos os diplomas legislativos do mundo, enquanto a efetividade da prestação jurisdicional legitima o próprio sistema jurídico. O contraste evidente entre a garantia dos direitos de defesa da pessoa submetida a processo criminal e a necessidade de se efetivar jurisdição através da punição quando reconhecida a culpabilidade foi analisado num ponto específico: no momento do esgotamento da análise do caso pelas instâncias ordinárias quando surge a possibilidade de apresentação dos chamados recursos extraordinários. Para realizar esse estudo, fizeram-se incursões sobre o conceito da presunção de inocência no Brasil e no direito comparado sua aplicação e alcance. Sobre a presunção de inocência, assinalaram-se algumas peculiaridades de sua positivação na Constituição brasileira. Analisou-se ainda a natureza jurídica da sentença penal condenatória e o conceito da coisa julgada penal, fazendo as observações e críticas pertinentes. Finalmente, analisou-se o sistema de recursos do processo penal brasileiro, pontuando sua incongruência que gera muitas vezes flagrante impunidade.
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Fernando Brandini Barbagalo_2013.pdf691 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.