Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/54401
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marilia_Barcelos_versao_final.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Paulo Alexandre Batista de-
dc.contributor.authorBarcelos, Marília Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-08-07T18:59:43Z-
dc.date.available2023-08-07T18:59:43Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.identifier.citationBARCELOS, Marília Barbosa de. Fortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do judiciário estadual. 2023. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa/IDP, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/54401-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa- IDPpt_BR
dc.subjectEstado Democrático de Direito; Democracia Participativa; Participação Social; Ouvidorias Judiciaispt_BR
dc.titleFortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do judiciário estadual.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.holderInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa- IDPpt_BR
dc.rights.licenseCreative Commons - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd): Esta licença é a mais restritiva dentre as nossas seis principais licenças, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis”, pois permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.pt_BR
dc.locationBrasília/DFpt_BR
dc.itemdestaqueNaopt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.description.physical124 fpt_BR
dc.publisher.initialsIDPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, as ouvidorias adquiriram destaque na Administração Pública por terem se tornado os principais canais de interlocução entre sociedade e Estado. Sua atuação contribuiu especialmente no processo de humanização das estruturas organizacionais ao permitir que o cidadão participe da gestão institucional. Embora o nascimento deste instituto seja recente no Brasil, data da promulgação da Constituição, alguns avanços já ocorreram por meio de regulamentações que vieram reforçar seu papel e importância. No âmbito do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça vem desempenhando papel fundamental para o fortalecimento das ouvidorias por meio de publicações de resoluções e exigindo o cumprimento delas. Todo esse arcabouço normativo constituiu-se numa etapa indispensável para o fortalecimento da atividade, porém muitas outras variáveis devem ser avaliadas para analisar a efetividade do cumprimento de sua missão. Foi nessa perspectiva que a presente pesquisa estruturou-se: com objetivo de compreender a importância da ouvidoria nesse papel de conexão entre a Justiça e os jurisdicionados e da consequente curiosidade em saber como esses papéis vêm sendo desempenhados pelas ouvidorias da Justiça Estadual. Para tanto, a pesquisa foi modelada com foco na avaliação de cada página institucional e também empregou técnicas de grupo focal para elaborar questionário que foi aplicado nessas unidades, possibilitando, assim, construir um panorama de atuação das ouvidorias da Justiça Estadual. O resultado final levou à elaboração de três dimensões que qualificaram os estágios de desenvolvimento: dimensão funcional, gerencial e política. A primeira está mais relacionada ao exercício das atividades básicas e essenciais; a segunda à função de gestão e à terceira, às estratégias que amplificam sua voz perante a sociedade e a Alta gestão. Os dados coletados evidenciaram que o conjunto de ouvidorias está mais maduro no primeiro nível, ou seja, no cumprimento de suas funções básicas, havendo uma progressão nos valores encontrados para as dimensões seguintes. Isso leva a conclusão de que, muito embora o CNJ venha cobrando e exigindo esses avanços nas ouvidorias pelos Tribunais, ainda há um longo caminho a ser percorrido.pt_BR
dc.description.abstractenIn recent years, ombudsman have gained prominence in Public Administration as they have become the main channels of dialogue between society and the State. Its performance contributed especially in the process of humanization of organizational structures by allowing citizens to participate in institutional management. Although the birth of this institute is recent in Brazil, date of the promulgation of the Constitution, some advances have already occurred through regulations that have reinforced its role and importance. Within the scope of the Judiciary, the National Council of Justice has played a fundamental role instrengthening the institute through the publication of resolutions and demanding compliance with them. This entire normative framework constituted an essential step for strengthening the activity, but many other variables must be evaluated to analyze the effectiveness of fulfilling its mission. It was in this perspective that the present research was structured: with the objective of understanding the importance of the ombudsman in this role of connection between the Justice and the jurisdictions and the consequent curiosity in knowing how these roles have been performed by the ombudsmen of the State Justice. For that, the research was modeled with a focus on the evaluation of each institutional page and also used focus group techniques to prepare a questionnaire that was applied in these units, thus making it possible to build an overview of the performance of the State Justice ombudsmen. The final result led to the elaboration of three dimensions that qualified the stages of development: functional, managerial and political dimensions. The first is more related to the exercise of basic and essential activities; the second to the management function and the third to the strategies that amplify their turn before society and senior management. The collected data showed that the group of ombudsmen is more mature in the first level, that is, in the fulfillment of its basic functions, with a progression in the values found for the following dimensions. This leads to the conclusion that, although the CNJ has been charging and demanding these advances in the ombudsman services by the Courts, there is still a long way to go.pt_BR
Aparece nas coleções:Produção Acadêmica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.