Escola de Formação Judiciária
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Escola de Formação Judiciária por Autor "Alvares, Lilian Maria Araujo de Rezende"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesign da informação nas práticas informacionais da leitura digital : estudo de caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios(Universidade de Brasília, 2022) Bertoldo, Fernanda Rodrigues; Muñoz, Ivette Kafure; Alvares, Lilian Maria Araujo de RezendeEsta dissertação analisa as práticas informacionais em contextos digitais, abordando de forma mais detalhada as práticas envolvidas na leitura da informação digital. O objetivo geral é investigar qual o impacto do design da informação nas práticas informacionais da leitura digital em um segmento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A abordagem adotada é, predominantemente, qualitativa com característica descritiva, a partir da realização de entrevistas e amostragem intencional não probabilística. Desse modo, foi realizada revisão de literatura em trabalhos e obras relacionados às práticas informacionais, à leitura da informação digital e ao design da informação. Entrevistas semiestruturadas com 18 participantes também foram realizadas no intuito de observar a implicação dos diferentes contextos nas práticas informacionais dos entrevistados, bem como as reações e experiências dos participantes diante de duas diferentes representações de um mesmo conteúdo, que tratou sobre tema relacionado à saúde e bem-estar. Fatores como a velocidade e o volume de informações são abordados como parte do cenário contemporâneo que contempla telas para acesso à informação, tanto para relações e tarefas pessoais da vida cotidiana como para relações de trabalho. Nessas circunstâncias, a leitura mais superficial e fragmentada foi uma prática identificada de forma recorrente, na bibliografia examinada. Os resultados das entrevistas, assim como a literatura investigada, também indicam que a informação representada a partir do uso de técnicas do design da informação, especialmente com a utilização de elementos visuais, contribui para o estímulo da leitura e para a atração da atenção do leitor da informação no meio digital.